Cidades

Dezessete postos de saúde em São Gonçalo estão vacinando contra febre amarela

Apesar de não ter registrado nenhum caso da doença, São Gonçalo continua vacinando a população contra a febre amarela. A vacina está disponível em 17 unidades de saúde da cidade, que somente no ano passado imunizou 176 mil pessoas. Nesta terça-feira (16) o secretário de Saúde do município, Dimas Gadelha, participa de reunião no Governo do Estado que irá traçar novas metas para combater a doença.

Na manhã desta segunda-feira (15), no Polo Sanitário Washington Luís, no Zé Garoto, dezenas de pessoas chegaram cedo para tomar a vacina. O diretor da unidade, Jorge Barcelos, recebeu quatro mil novas doses da vacina e até as 12 horas já tinha imunizado cerca de mil pessoas. “Estamos atendendo a toda a população, inclusive de outras regiões. As pessoas devem ficar atentas aos locais de vacinação e assim evitar uma superlotação em uma única unidade”, pediu.

A costureira Dilma Carvalho de Araújo, de 38 anos, moradora do bairro do Boaçu, acordou cedo para receber a vacina junto com os filhos Yan, de 12 anos, e Bernardo, de 9, mas desconhecia que o Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, próximo a sua casa, também estava aplicando a vacina. “Eu não sabia, por isso vim aqui. Mas vou avisar aos meus vizinhos”.

Nesta quarta-feira (17) o secretário de Saúde, Dimas Gadelha, participa, junto com outros secretários municipais, de uma reunião no Governo do Estado. O objetivo do encontro é traçar novas metas para combater a doença e imunizar a população. “São Gonçalo continua atento à doença e vem trabalhando para vacinar cerca de 800 mil pessoas. Nossa equipe de vigilância epidemiológica vem agindo nas áreas de Mata Atlântica e nas regiões que fazem fronteira com os outros municípios onde casos de febre amarela foram registrados.

A vacina contra a febre amarela pode ser encontrada no Polo Sanitário Washington Luiz, Zé Garoto; Polo Sanitário Hélio Cruz, Alcântara; Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina; Polo Sanitário Rio do Ouro; Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, Porto do Rosa; USF Itaúna; USF Alexander Fleming, Boaçu ;USF Carlos Chagas, Fazenda dos Mineiros; USF Santa Izabel; USF Doutel de Andrade, Maria Paula; USF Emílio Ribas, Barracão; USF Irmã Dulce, Trindade; Clínica Gonçalense do Mutondo; USF Juvenil Francisco Ribeiro, Engenho Pequeno; USF Luiz Carlos Prestes, Santa Catarina; USF Robert Koch, Porto da Madama; e na Clínica Gonçalense do Barro Vermelho.

< Discussão entre pescadores termina em morte na Ponta da Areia Médicos confirmam morte cerebral em jovem com suspeita de febre amarela <